Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Ministro Marco Aurélio concede Habeas Corpus a condenado em segunda instância por chacina de Unaí

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 5 anos


O Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello concedeu ao empresário Hugo Alves Pimenta, condenado a 100 anos de prisão como um dos mandantes na chacina de Unaí (MG), sua soltura, por meio de Habeas Corpus. A decisão foi publicada no dia 20/08.

Na decisão, o ministro destaca que "precipitar a execução da sanção importa antecipação de culpa”. Segundo o ministro, conforme dispõe o inciso LVII do artigo da Constituição Federal, “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

Para o ministro Marco Aurélio, com a execução antecipada de uma sentença, é impossível devolver “a liberdade perdida” a um cidadão.

O caso

A chacina de Unaí aconteceu em 2004, quando auditores fiscais do Ministério do Trabalho investigando denúncias de trabalho escravo foram mortos em uma emboscada. O Ministério Público Federal acusou os irmãos Antério e Norberto Mânica como mandantes do crime.

Fontes: STF, O Globo e Conjur

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-marco-aurelio-concede-habeas-corpus-a-condenado-em-segunda-instancia-por-chacina-de-unai/747199561

Informações relacionadas

Cerealista entrega o Rei do Feijão

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)