Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Estudantes carentes terão isenção na taxa de emissão de passaportes

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 4 anos


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou, na última semana, a proposta de Lei 861/19, que visa a isenção do pagamento de taxas de emissão de passaporte e demais documentos de viagem, para estudantes brasileiros de baixa renda, que devam realizar no exterior, atividades relacionadas a ensino, pesquisa ou extensão.

Consta na proposta original, a solicitação de isenção ao pagamento de taxas de transporte e documentos relativos à viagem, com o objetivo de reduzir aos estudantes os custos e encargos que podem inviabilizar a oportunidade de aperfeiçoamento profissional no exterior.

De acordo com o proponente, o senador Veneziano Vital do Rêgo, a emissão de passaporte no Brasil tem uma das taxas mais altas do mundo, além de ter havido um aumento substancial de 65%, no último ano.

O relator do projeto, o senador Styvenson Valentim, apresentou uma emenda que limita o benefício aos estudantes que comprovarem situação de carência, pois não parece razoável que a coletividade arque com os custos com àqueles que tenham possibilidade econômica de arcar com os encargos provenientes da viagem, mesmo que haja motivação acadêmica.

O projeto seguirá para a Comissão de Assuntos econômicos, para avaliação.

Fonte: Senado Federal

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações649
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-carentes-terao-isencao-na-taxa-de-emissao-de-passaportes/790099083

Informações relacionadas

Ana Carolina Nunes de Alencar, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como emitir o passaporte brasileiro!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)