Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pena para maus-tratos de cães e gatos poderá chegar até cinco anos de prisão

Comissão aprovou em caráter de urgência por conta de rinha de pitbulls em São Paulo

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 4 anos

Na última segunda-feira (16), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a segunda versão de um substitutivo para criminalizar quem abusa, fere ou mutila animais de estimação. O texto se refere apenas à cães e gatos, e prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de tutela de animal.

De acordo com a atual Lei de Crimes Ambientais, em casos de violência contra animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, o autor pode ser sentenciado a detenção de três meses a um ano, além de multa.

Agora a Lei passa a ser mais rigorosa, apesar de não se estender a todos os animais, mas àqueles que são de estimação, ou seja, que estabelecem relação de intimidade, como os cães e gatos. A estratégia é fazer com que o cidadão saiba sobre a hipótese de condenação à prisão, para que não pratique os maus-tratos, diferentemente do que acontecia há algum tempo atrás, quando o cidadão era liberado da delegacia após o registro da ocorrência, na mesma hora ou no mesmo dia.

A comissão especial argumentou a aprovação em caráter de urgência do texto, diante de uma recente rinha internacional e churrasco com carne de cães em São Paulo. Na ocasião, foram resgatados 21 cães da raça pitbull e 41 pessoas estavam envolvidas, dentre elas um veterinário e um policial militar. Ninguém foi preso.

Esta proposta ainda será votada pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações249
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pena-para-maus-tratos-de-caes-e-gatos-podera-chegar-ate-cinco-anos-de-prisao/794647810

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)