Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Milton Nascimento e Lô Borges são processados pelos meninos da capa do Clube da Esquina

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 4 anos

Foto: Tulio Santos/EM/D.A Press

Os meninos (agora homens) que estamparam o disco do Clube da Esquina, no início dos anos 70, entraram na Justiça com um pedido de danos morais contra os compositores Milton Nascimento, Lô Borges, a gravadora EMI e editora Abril.

Em 1972, Antônio Carlos Rosa de Oliveira, o ‘Cacau’ e José Antônio Rimes, conhecido como ‘Tonho’, foram clicados pelo renomado fotógrafo e artista plástico, Cafi, que faleceu em janeiro de 2019, aos 68 anos. Os garotos estampam um dos mais emblemáticos discos de MPB, o Clube da Esquina.

Após 40 anos do lançamento do álbum, a jornalista Ana Clara Brant, do jornal Estado de Minas, foi atrás dos personagens para fazer uma reportagem especial sobre ‘os meninos da capa’ e, após uma longa pesquisa, conseguiu identificá-los em Nova Friburgo (RJ) para promover o reencontro.

No entanto, depois de tal descoberta, a dupla levou os artistas e todos os envolvidos na produção do álbum de 1972 na Justiça do Rio de Janeiro, pelos direitos do uso de imagens e danos morais envolvendo a fotografia.

De acordo com as informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, Milton e Lô assinaram o disco que foi lançado pela EMI e, mais tarde, transferida à Universal. A editora Abril remasterizou o álbum para uma coletânea dedicada à MPB e alega que tem autorização da Universal para reproduzir a capa. Nesse ‘jogo de empurra’, a EMI afirmou que o compositor Ronaldo Bastos cedeu os direitos do material gráfico à produtora. A defesa dos artistas informou que o prazo para prescrição das indenizações solicitadas é de três anos e, de acordo com os advogados, ambos foram contratados para interpretar as canções, não para produzir, fabricar e comercializar os discos.

O processo está em trâmite no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desde 2012.

Fonte: Folha de S. Paulo e outros veículos

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações449
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/milton-nascimento-e-lo-borges-sao-processados-pelos-meninos-da-capa-do-clube-da-esquina/811090625

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)