Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Justiça nega indenização à família da vítima de linchamento após fake news

A família pediu ao Facebook R$ 36 mi por acreditar que a rede social tenha responsabilidade pela publicação

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 4 anos

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o pedido de indenização por dano moral à família de Fabiane Maria de Jesus, que foi morta por um linchamento após uma fake news no Facebook, em maio de 2014.

O caso

Após ser atacada por dezenas de moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo, no dia 5 de maio de 2014 e falecer dois dias depois, ficou constatado que a dona de casa de 33 anos foi vítima de uma fake news publicada no Facebook, com sua foto e a informação de que ela sequestrava crianças para rituais de magia negra.

Após os julgamentos e a decisão final a respeito do crime e a condenação de 5 envolvidos em 2019, a família acionou a rede social na Justiça, por omissão no caso, que além da circulação da fake news ainda permitiu a veiculação do vídeo do linchamento.

Visão da Justiça

O juiz da 3º Vara Cível do Foro Central de São Paulo entendeu que o Facebook não é culpado pelo crime e a empresa não tem obrigação de tirar a postagem do ar, deste modo, julgou improcedente o pedido de R$ 36 milhões, a títulos de danos morais, solicitados pelo marido e filhas de Fabiane.

O advogado da família, afirmou que acredita na responsabilidade da empresa sobre o incidente, pois nas cláusulas dos termos de compromisso no ato do cadastro, fica reservada a plataforma o direito de retirar sem aviso prévio qualquer publicação ou até desativar uma conta se apresentar contrária às suas ideias. Diante disso, a parte autora entrará com recurso sobre a decisão.

Fonte: G1 e outros veículos de mídia

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações263
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-nega-indenizacao-a-familia-da-vitima-de-linchamento-apos-fake-news/815062223

Informações relacionadas

Marcos Aurélio Paschoalin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação Popular em defesa dos pronunciamentos do Presidente Bolsonaro

SNC Conjur, Advogado
Artigoshá 4 anos

Fake News e os impactos na vida em sociedade.

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

Familiares de Fabiane de Jesus realizam protesto contra violência

Modeloshá 6 anos

[Modelo] Pedido de Remoção de Conteúdo nos termos do artigo 21 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14)

Fernanda Favorito, Estudante de Direito
Notíciashá 10 anos

Linchamento - Internautas podem ser responsabilizados por crime

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)