Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Corte francesa decide que há vínculo empregatício entre Uber e motorista

Publicado por Andre Mansur Brandao
há 4 anos

A Cour de Cassation, órgão da cúpula da Justiça Comum da França – que seria como o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) no Brasil – entendeu que o motorista que se inscreve na plataforma digital da Uber estabelece uma relação de subordinação com a empresa, prestando serviços como funcionário e não como autônomo.

A Justiça francesa reconheceu a existência do vínculo empregatício entre a Uber e o motorista, por entender que não cabe ao profissional construir a própria clientela ou definir valores das corridas.

De acordo com nota divulgada pela empresa, a decisão não reflete as razões pelas quais os motoristas escolhem usar a Uber, que são independência e liberdade para trabalhar no horário e local que escolherem. Ainda, segundo informam, foram realizadas mudanças na plataforma que garantem essa liberdade e, também, a segurança dos motoristas.

No Brasil, decisões parecidas foram concedidas aos motoristas, como é o caso da Justiça de Belo Horizonte, que se baseou em conceitos sociológicos, históricos e legais para indicar o vínculo empregatício. Na capital mineira, a Uber foi condenada a pagar férias, 13º salário, horas extras e adicional noturno.

Já no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a decisão foi diferente. Em janeiro de 2020, uma desembargadora entendeu que não há relação entre o motorista e a Uber, alegando que basta um cadastro no aplicativo para que a pessoa possa trabalhar, fazer seu horário e, na maioria das vezes, dirigir o próprio carro.

O tema é um pouco controverso e precisa ser estudado cada vez mais no Brasil. Entretanto, com a decisão na corte francesa será cada vez mais fácil os motoristas garantirem seus direitos trabalhistas junto à plataforma.

Sempre que necessário, os profissionais devem procurar os seus direitos.

Fonte: Veículos de mídia

www.andremansur.com.br

  • Sobre o autoradvogado apaixonado pela justiça!
  • Publicações404
  • Seguidores138
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações183
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corte-francesa-decide-que-ha-vinculo-empregaticio-entre-uber-e-motorista/818107508

Informações relacionadas

Luigi Lamart, Estudante de Direito
Artigoshá 4 meses

Relação de emprego na era das plataformas: O vínculo empregatício entre motorista de aplicativo e a uber

Jusdecisum, Editor de Mídia Eletrônica
Notíciashá 5 anos

Califórnia aprova lei que obriga empresas como Uber a reconhecer vínculo empregatício de motoristas

Erickson Reis Maia, Advogado
Notíciashá 4 anos

Corte francesa reconhece vínculo trabalhista entre motorista e Uber.

Fátima Burégio , Advogado
Artigoshá 5 anos

Tribunal da França reconhece vínculo de emprego entre entregador de comida e aplicativo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)